Linux é Assunto Certo em Provas de Informática

14 dez
Concorrente gratuito do Windows, o sistema operacional Linux é assunto recorrente em provas de informática. E não se trata de um modismo. União, estados e municípios estão investindo em Linux para reduzir os gastos com softwares pagos. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), o governo federal gasta cerca de R$ 80 milhões por ano com royalties na área de informática. Linux é software livre, ou seja, a utilização do sistema por pessoa física ou jurídica não implica na aquisição de uma licença.

Outro aspecto interessante é que todo software livre pode ser modificado para atender demandas específicas. E isso também pode ser de forma gratuita e sem violar os direitos autorais do desenvolvedor. Isso dá mais liberdade para o Estado, que não fica refém de um punhado de fornecedores. Essa característica também permite redução das despesas com compra de equipamentos. Versões modificadas do sistema Linux permitem sobrevida a computadores que seriam considerados obsoletos segundo os padrões exigidos pelo Windows, da Microsoft.
Linux e Windows são sistemas operacionais. Embora ambos tenham o mesmo objetivo, que é dar funcionalidade ao computador, existem muitas diferenças conceituais entre os dois ambientes. No Windows, as unidades de disco (CD-ROM, DVD-ROM, pen drives, drive de disquete e disco rígido) são representadas por letras (C:, A:, F:). No Linux só há pastas. O Windows, um arquivo nomeado como casa.txt é o mesmo que CASA.txt. No Linux arvore.doc e ARVORE.doc podem significar coisas diferentes.

Se você achou tudo isso muito estranho, é melhor estudar. Mas há um lado bom nisso – um dos livros que costumam aparecer em editais de concurso público como referência para as questões que envolvem Linux e software livre está disponível gratutuitamente na internet.
Clique para baixar o livro Linux, entendendo o sistema, de Carlos E. Morimioto

FONTE: ATarde Online
Agradecimentos ao Roberto, do Guia dos Concurseiros, que disponibilizou este artigo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: